Os Red Hot Chili Peppers - Anthony Kiedis, John Frusciante, Flea e Chad Smith - comentam algumas das músicas do álbum Stadium Arcadium lançado em 09 de maio de 2006.
Entrevista feita com John para o livro Feeding Back: Conversations with Alternative Guitarists from Proto-Punk to Post-Rock (Feeding Back: Conversas com Guitarristas Alternativos do Proto-Punk até o Post-Rock),
O livro, de David Todd, contém 25 entrevistas com guitarristas que não tem medo de se empurrar aos limites, serem ousados, quebrarem as regras e arrumarem novas invenções e inovações.
Naturalmente, John Frusciante é uma dessas pessoas e seu capítulo é entitulado The Radiant Guitarist (O Guitarrista Radiante).
Entrevista com John Frusciante sobre saúde mental. Ele fala sobre composições, meditação e o uso da música como remédio para problemas psicológicos.
Existe um nivel de compreensão que vem com a habilidade de olhar interiormente. Realizações vem do conflito interno da consciência, e trazendo pensamentos inconscientes para os conscientes, que assim acorda a mente e muda nossa perspectiva de vida. John Frusciante é um homem que ativamente explora esta compreensão. Ele afirma que existem alguns aspectos chaves para manter uma boa saúde mental: Meditar, ler e escrever.
Eu conversei com John sobre esses elementos e como a inclusão da música pode trazer um enorme benefício para nossa saúde mental e bem estar. Primeiro, eu perguntei a John sobre escrever pensamentos:
John Frusciante: Tem sido realmente bom para mim. Eu acho que eu estou podendo ver a mente de uma forma exterior. Isso é outro dos assuntos que surgem especialmente com as pessoas que tem desequilibrios mentais: Que você está preso em sua mente; Não existe nenhuma fuga. É como ir pra cadeia. Você está dentro de você mesmo, você está dentro do seu corpo, seus pensamentos são de dentro da sua mente - você não pode escapar. Seus pensamentos não ficam vagando por alguma órbita cósmica, eles são determinados por seu ambiente e sua condição.